Amazon Just Walk Out

É vergonha que chama? Em 2016, a Amazon anunciou a abertura de lojas físicas automatizadas por visão computacional. Um conjunto de 100 câmeras iria identificar o que os usuários colocavam no carrinho de compras e o pagamento seria debitado direto na conta Amazon do cliente, dispensando o uso de caixas de atendimento. 

A tecnologia foi batizada de Just Walk Out, ou, em português, “Simplesmente vá embora”. A ideia da Amazon era não apenas usar o Just Walk Out em uma rede de mercearias própria, como também comercializar a solução para terceiros. Oito anos depois, a tecnologia foi aposentada com uma surpresa: ela nunca funcionou como deveria. 

A Amazon não teve vergonha de explicar a tecnologia na época: “e se pudéssemos integrar o mais avançado aprendizado de máquina, visão computacional e IA na própria estrutura de uma loja para que você nunca tivesse que esperar na fila?”. Nos bastidores, a empresa possuía uma equipe de mais de mil trabalhadores na Índia revisando manualmente as filmagens das compras em cerca de cem unidades nos Estados Unidos. Eles apenas iam registrando o que foi comprado. 

Isso levava a uma demora de várias horas para o pagamento ser cobrado e o recibo emitido. No papel, a Amazon pretendia substituir essa mão de obra humana por aprendizado de máquina. 

Quase uma década depois descobrimos que, na prática, os funcionários operavam como caixas registradoras remotas e de automatizada a loja só tinha o nome.

Fonte: Compilado Código Fonte TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *